Avaliação- Filosofia da Educação
18 de janeiro de 2021
Teste Resumo
0 de 21 Questões Completadas
Perguntas:
Informações
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste está carregando…
Você deve fazer login ou cadastre-se para iniciar o teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
Resultados
Resultados
0 of 21 Perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Tempo decorrido
Você atingiu 0 de 0 ponto(s), (0)
Ganho de Ponto(s): 0 de 0, (0)
0 Ensaio(s) Pendente (Possível Ponto(s) de: 0)
Categorias
- Não categorizado 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- Atual
- Revisão
- Respondeu
- Correto
- Incorreto
-
Questão 1 de 21
1. Pergunta
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ática, 1995.
No texto, a filósofa Marilena Chauí define o sentido da palavra filosofia, criada por Pitágoras. A filosofia nasce com o objetivo de:
CorretoIncorreto -
Questão 2 de 21
2. Pergunta
A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo
CorretoIncorreto -
Questão 3 de 21
3. Pergunta
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que segue. A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.
CorretoIncorreto -
Questão 4 de 21
4. Pergunta
Assinale a alternativa improcedente tendo em vista o ensino:
CorretoIncorreto -
Questão 5 de 21
5. Pergunta
As escolas de altas culturas filosóficas como a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles foram criados:
CorretoIncorreto -
Questão 6 de 21
6. Pergunta
A instituição escolar é o espaço de aprendizagem e de socialização, e também o espaço onde há indisciplina de parte de seus estudantes. Quando se diz que a indisciplina, como toda criação cultural, não é um conceito estático, uniforme, nem tampouco universal, entende-se que a relação entre
CorretoIncorreto -
Questão 7 de 21
7. Pergunta
“Se formos buscar homens de boa constituição física e intelectual, para os educarmos nestes estudos e treinos, a própria justiça não terá nada a censurar-nos, e salvaremos a cidade e a constituição”. [República, 536b]. Segundo essa passagem da República, assinale a alternativa que MELHOR EXPLICITA a importância da educação para a constituição da polis ideal.
CorretoIncorreto -
Questão 8 de 21
8. Pergunta
Para não se estabelecer uma univocidade conceitual ou qualquer outro tipo de doutrinação teórico-valorativa que desrespeite a pluralidade de pontos de vista filosóficos, os eixos visam a oferecer diretrizes claras e objetivas para a prática docente e trazem uma abertura para opções teóricas, conceituais e de aplicabilidades conforme a escolha do educador de filosofia. Cabe a esse fazer continuamente uma checagem de qual a melhor estratégia didático-metodológica para o processo de aprendizagem do filosofar”.
“A liberdade de opção teórico valorativa não restringe seu papel formador (o da filosofia), muito pelo contrário, as doutrinações é que podem sufocar a própria possibilidade do filosofar e, paradoxalmente, impedir um diálogo com as outras disciplinas, principalmente com as áreas de humanas”.
Os dois excertos acima constam no documento “Currículo Básico Escola Estadual, Ensino Médio, v. 3: Área Ciências Humanas” (2009) na parte relativa à Filosofia do Estado do Espírito Santo.
Considere as afirmações abaixo:
I. Afirma-se que muita liberdade teórica e valorativa atrapalha o papel formador da filosofia, visto que pode gerar confusões conceituais e de opções nos jovens estudantes.
II. Qualquer tipo de doutrinação deve ser banido do ensino de filosofia.
III. Cabe ao professor de filosofia, como educador, checar quais os melhores conteúdos devem ser oferecidos aos alunos afim de se garantir uma boa univocidade conceitual, cabível num processo formativo de cunho filosófico.
IV. A filosofia, como um saber específico não deve se preocupar com diálogos com as demais ciências, nem mesmo com as ciências humanas.
V. A doutrinação é o que sufoca ou impede o próprio filosofar e não a liberdade de escolhas teóricas e valorativas as quais, por sua vez, não limitam o papel formativo da filosofia.
Está correto o que se afirma APENAS em
CorretoIncorreto -
Questão 9 de 21
9. Pergunta
O retorno da obrigatoriedade do ensino da Filosofia no nível médio com a Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, significou uma revalorização desses conteúdos pela comunidade escolar, bem como por toda a sociedade. Sobre isso podemos afirmar que:
I. o retorno da disciplina atendeu a uma demanda corporativa dos inúmeros formados em filosofia no Brasil.
II. a filosofia tem sua importância, na medida em que municia o estudante de instrumentos para a reflexão.
III. a medida governamental é equivocada, pois, além de não existirem professores habilitados para ministrá-la, ela retira o espaço para conteúdos mais significativos para o estudante.
IV. a volta do ensino de Filosofia vem preencher uma lacuna herdada do período da ditadura militar, caracterizada por seu obscurantismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoIncorreto -
Questão 10 de 21
10. Pergunta
Fundamentos sócio-filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação […] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia.
(Queiroz; Moita, 2007)
E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é:
CorretoIncorreto -
Questão 11 de 21
11. Pergunta
Um dos pontos centrais das reflexões filosóficas que abordam as teorias construtivistas destacam certos aspectos, a saber:
I. que o educador deve partir da realidade cultural, social e econômica do educando, para elaborar suas estratégias de ensino e aprendizagem.
II. que a realidade concreta do educando é o norteador e o ponto final dos objetivos educacionais.
III. que apesar das carências culturais do educando, a formação escolar deve agregar valores e saberes.
IV. que o aspecto mais importante nos projetos educacionais está na vivência escolar e não na formação cultural.
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoIncorreto -
Questão 12 de 21
12. Pergunta
O conhecimento das doutrinas filosóficas dos diversos autores da História da Filosofia contribuem para que o educador forme seu referencial teórico sobre o qual elaborará suas próprias reflexões. Dito isto, é verdadeiro afirmar que:
( ) falta ainda uma reflexão filosófica que tenha a educação como seu ponto central.
( ) os condicionantes temporais e locais das filosofias impedem uma transposição dessas formulações para o contexto brasileiro contemporâneo.
( ) as reflexões filosóficas sobre a educação estão inseridas no bojo das preocupações epistemológicas do autor e não enfocadas tão somente na formação do indivíduo.
( ) não é possível fazer uma reflexão filosófica de qualidade e repercussão ignorando a tradição do pensamento filosófico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
CorretoIncorreto -
Questão 13 de 21
13. Pergunta
No atual contexto educacional brasileiro, cabe questionar o lugar do professor na esfera política e cultural. Assinale a alternativa que melhor expressa essa importância política do professor.
CorretoIncorreto -
Questão 14 de 21
14. Pergunta
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
CorretoIncorreto -
Questão 15 de 21
15. Pergunta
O princípio educativo do sistema de ensino em seu conjunto foi, é e continuará sendo o trabalho, que se estabelece em seu aparecimento como suporte da escola primária, em sua evolução e diversificação, e inclina-se a determinar a sua unificação, no encadeamento das tecnologias avançadas. As ações educativas decorrem do caráter de intencionalidade existentes nas instituições educativas. A ação educativa, de cunho pedagógico, fundamenta-se exatamente na formulação de objetivos sócio/políticos/educativos e na elaboração de estruturas de viabilização organizativa e metodológica da educação, tendo em vista dar uma direção ao processo educacional, de forma…
CorretoIncorreto -
Questão 16 de 21
16. Pergunta
A respeito dos aspectos relacionados à dimensão filosófica da educação, assinale a opção correta.
CorretoIncorreto -
Questão 17 de 21
17. Pergunta
“O educador seja pedagogo, seja licenciado […] deve ter uma consciência crítica para transformar sua ação pedagógica num instrumento de construção e reconstrução do processo de conhecimento sem o qual não há civilização” (CARDOSO, Elpídio et al, 1993; s/p). A esse respeito, considere a seguir as contribuições formativas dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da educação atrelada ao entendimento de sabedoria atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Considerando a filosofia o exercício do pensamento direcionado, ela não deve apenas conhecer o que disseram os pensadores. Ela precisa modelar o pensamento. Este é o seu compromisso histórico, desde Pitágoras, que formulou o seu nome: filos + sofia (o amigo da sabedoria)
( ) Sendo a sabedoria ampla, abrangente e evolutiva, está na criatividade do pensamento humano a vida da filosofia
( ) A filosofia da educação, considerada esta uma atividade social de comunicação e a filosofia da pedagogia, como inspiradora das ciências da educação, são o exercício livre e criativo das inteligências pensantes que destas realidades se preocupam
( ) No livre exercício do pensamento que gera a filosofia e que por ela é gerado, deve haver lugar para todas as direções. E dos vetores da roda d’água deste moinho, se expandirá a sabedoria
( ) É apenas na filosofia aristotélico-tomista nem na ideologia do partido único anterior à Perestroika, que se fundamentam as ciências pedagógicas, portanto não na livre expressão das ideias que um novo currículo e uma nova metodologia nascerão Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
CorretoIncorreto -
Questão 18 de 21
18. Pergunta
O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio.
O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam como se pensassem, mas se os interrogarmos sobre o que dizem (…) dão a entender somente uma coisa, sempre a mesma (…) E quando são maltratados e insultados, injustamente, têm sempre a necessidade do auxílio de seu autor porque são incapazes de se defenderem, de assistirem a si mesmos.
Platão, Fedro ou Da beleza. São Paulo; Guimarães, 1998
Nesse fragmento, Platão compara o texto escrito com a pintura, contrapondo-os à sua concepção de filosofia. Assinale a alternativa que permite concluir, com apoio do fragmento apresentado, uma das principais características do platonismo.
CorretoIncorreto -
Questão 19 de 21
19. Pergunta
Aristóteles reconhece o papel do corpo e dos sentidos no conhecimento, e o corpo não é considerado, como em Platão, o cárcere da alma. Não obstante, para ele, o homem é, sobretudo, um ser pensante e político, que deve dirigir sua vida pela razão. A educação moral é o objetivo prioritário de seu plano educativo. A educação dos impulsos pelo exercício é importante para a aquisição de virtudes, cuja formação é assegurada quando as disposições naturais orientam-se em direção:
CorretoIncorreto -
Questão 20 de 21
20. Pergunta
Uma das sentenças mais conhecidas da história da filosofia foi formulada pelo filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Para chegar a essa sentença, Descartes põe em dúvida o conhecimento da realidade. Mas, com essa sentença, ele garante que:
CorretoIncorreto -
Questão 21 de 21
21. Pergunta
Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.
(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, 2003, p. 243)
A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,
CorretoIncorreto