Assistente de Tecnologia da Informação – TI

Especificações

Categoria:

Descrição

Carga Horária: 76 horas/aula

Professor: Thiago Andrigo Vesely

Ementa: Capacitar o profissional para prestar suporte geral aos usuários, além de defeitos nos equipamentos, e-mail, Word, Excel, e outros aplicativos.

Objetivos Gerais: O curso tem por objetivo providenciar manutenção dos equipamentos mediante solicitação dos usuários. Executar manutenção nas baterias e monitoramento do nobreak, evitando a parada geral em queda de energia. Cotar preços de equipamentos de computação e acessórios, mediante necessidade.

Objetivos Específicos: Prestar manutenção nos servidores de rede, ou de aplicativos em geral, via software, abrindo servidores, deletando arquivos com problemas, ou mesmo fazendo melhorias em arquivos. O curso possibilita: Reconhecer os fundamentos de redes de computadores, como modelos de referência, tipos e topologias relevantes. Identificar aspectos relevantes de conectividade e gerenciamento de redes em ambientes computacionais (planejamento, implantação, configuração, manutenção, escalabilidade). Analisar desafios como segurança, desempenho e disponibilidade de redes de computadores em infraestruturas computacionais. Compreenda como apoiar no desenvolvimento, implantação e prestação de suporte aos sistemas e soluções tecnológicas; Apoio e suporte para usuários internos; Elaborar, manter e atualizar os procedimentos relacionados à rotina da área; Realizar orientações e testes remotos/presenciais; Avaliar paradas repentinas de operação. Executar as parametrizações nos sistemas em conformidade aos processos institucionais; Orientar e suportar as áreas de negócio referente ao uso correto dos sistemas por meio da criação e atualização de manuais padronizados dos sistemas. Conceituar e identificar os tipos de dispositivos de hardware. Exemplificar as partes de um computador (gabinete, placa-mãe, entre outros). Identificar os tipos de softwares. Exemplificar os tipos de software. Conceituar sistemas operacionais. Identificar os tipos de sistemas operacionais. Exemplificar os tipos de sistemas operacionais. Conceituar banco de dados. Identificar os tipos de banco de dados. Classificar os tipos de linguagens de bancos de dados. Reconhecer os princípios básicos de redes. Identificar os tipos de redes. Classificar as redes de computadores. Compreender as normas ISO 27000 e 27005. Reconhecer a norma ISO 31000. Identificar a norma ISO 22301. Identificar e solucionar problemas reais de segurança da informação. Reconhecer o fator humano como causa de ataques. Definir os procedimentos de testes de segurança da informação. Compreender um modelo de segurança cooperativo. Reconhecer as regras para canais de conexão. Identificar a arquitetura de um firewall cooperativo. Apresentar os tipos de redes. Relacionar os tipos de redes com tecnologias wireless. Reconhecer as redes locais virtualizadas. Analisar o padrão Ethernet. Identificar as características do padrão Fast Ethernet. Diferenciar os padrões Giga Ethernet de 10 Giga Ethernet. Identificar os principais problemas relacionados ao cabeamento de rede. Descrever as principais causas para problemas no cabeamento. Relacionar problemas, causas e soluções recomendadas. Listar os principais equipamentos utilizados em redes Ethernet. Identificar as interfaces de rede. Diferenciar hubs, switches, roteadores e repetidores. Reconhecer a importância do cabeamento estruturado em redes de computadores. Analisar os modos de transmissão de dados entre dois equipamentos. Definir a linha do tempo em cabeamento estruturado. Aplicar fórmulas, tabelas e gráficos como ferramenta de interpretação de dados. Enumerar os diferentes testes estatísticos utilizados em Excel ou similar. Identificar os testes estatísticos no programa Excel ou similar para a análise de pequenas e grandes amostras.

Método de Avaliação: Realização do exercício on-line com atribuição de nota mínima 5.

Metodologia: Vídeo aulas on-line, apoio com apostilas e exercícios, consultas externas.

Certificação: O certificado será emitido ao final curso.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Assistente de Tecnologia da Informação – TI”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *