Ludicidade e Musicalidade na Educação

APRESENTAÇÃO

Seja muito bem-vindo(a) ao nosso ambiente educacional.

Aqui você viverá a experiência de aprender através de nossa exclusiva metodologia ativa 2.1 no processo ensino-aprendizagem, que apresenta materiais expositivos e conteúdo narrado, oferece interatividade, por meio de quiz, fórum, gamificação e outros que compõem nossas trilhas do conhecimento.

Na nossa metodologia você será instigado(a) a ter uma participação ativa na pesquisa direcionada por nossa equipe docente, que o(a) levará a explorar leituras de apoio, conhecer a prática do conteúdo aplicado através dos vídeos complementares e, ainda, será guiado(a) a conhecer as principais notícias do momento relacionadas ao tema do curso, ou seja: Você aprenderá a teoria, conhecerá a prática e a aplicabilidade do conteúdo nos dias atuais.

Ao final do curso espera-se que o(a) aluno(a) tenha adquirido habilidades para empregabilidade, em sintonia dinâmica com o mercado de trabalho e sua atualização profissional.

Bons estudos e SUCESSO!!!

Objetivos do curso

Analisar o papel da ludicidade na formação humana e no processo educativo escolar básico, considerando sua dimensão histórico-cultural e a importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança.

Slides de gravação

Nossos cursos tem materiais de apoio em cada aula. Nosso material é disponibilizado em PDF caso não tenha um leitor de PDF baixe gratuitamente no link abaixo: Clique aqui

Leituras de Apoio

CREPALDI, Roselene / Jogos, brinquedos e brincadeiras. / Roselene Crepaldi. — Curitiba : IESDE Brasil S.A. , 2010. A obra é um livro a intenção de ampliar os conceitos sobre jogo, brinquedo e brincadeira, ao aprofundar o conhecimento sobre o tema, não com o valor em si mesmo, passaremos a valorizá-lo como ação, como atitude e, principalmente como direito. Com a intencionalidade de contribuir com a formação de profissionais, aprofundando o estudo da trajetória histórica dos jogos na educação, por meio da reflexão sobre o papel, os tipos e a classificação do jogo e sua relação com o desenvolvimento da criança, suas diferentes teorias, sua inserção no currículo da educação, sua contribuição no processo de aprendizagem e na construção do conhecimento. Disponível em: Clique aqui
KISHIMOTO, T. M.: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação – 8ª ed. São Paulo: Cortez. 2008. O livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação, assumido diversos significados como recreação, excesso de energia, atividade inútil, expressão de qualidades espontâneas, re-criação. Entretanto, psicólogos, antropólogos, sociólogos e linguistas contemporâneos criaram referenciais teóricos para explicitar o brincar como uma ação metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança e propicia a construção do conhecimento. Disponível em: Clique aqui
Bacelar, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil / Vera Lúcia da Encarnação Bacelar. - Salvador : EDUFBA, 2009 A do livro se fez as seguintes perguntas: ― Como é possível ao educador, que trabalhe na Educação Infantil, com crianças que ainda não usam a fala de modo corrente, saber se sua experiência interna foi lúdica ou não?‖ ―Como se servir da linguagem corporal como recurso para detectar se determinada experiência interna da criança foi lúdica, ou não?‖. Com essas perguntas em mãos e, ancorada em recursos metodológicos adequados, a autora foi a campo verificar se sua hipótese de que a linguagem psicocorporal poderia ser o meio pelo qual todo e qualquer educador, que atue na prática educativa com crianças no nível da pré-escola, pudesse saber se seu educando está vivenciando ou vivenciou uma experiência lúdica como uma experiência interna de inteireza. Disponível em: Clique aqui

Vídeos complementares

Na Íntegra - Tizuko Morchida - O brincar na educação infantil - Parte 1/2 Entrevista com a educadora Tizuko Morchida (USP). Entrevista gravada em 2010. Disponível em: Clique aqui
O Lúdico na Educação - Simão de Miranda - Canal E De que formas o jogo pode ser utilizado como recurso concreto potencializador da prática pedagógica e do desenvolvimento infantil? O que realmente está em jogo quando a criança joga e que interessam à escola e à vida? Disponível em: Clique aqui
A importância das aulas de música na Ed Infantil A música pode ter muitas definições. Além do conjunto harmonioso de sons, na escola a música é um elemento importante na formação integral dos alunos. Para explicar detalhes das aulas de música na Educação Infantil. Disponível em: Clique aqui

Trilha do conhecimento

Na Faculdade Anasps Ead seu esforço é reconhecido.

Ganhe pontos ao concluir cada etapa do seu aprendizado, desde a compra de um curso até a finalização dele.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
R$ 9,90

Curso inclui:

  • 1 Lição
  • 1 Teste
  • Curso Certificado