Educação de Jovens e Adultos

· 9 de janeiro de 2021
Retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos. As condições histórico-sociais que produziram a baixa escolaridade de jovens e adultos no Brasil. Concepções Freireana de Educação As Etapas da Proposta Freireana Políticas públicas na educação de jovens e adultos (EJA).
Reconhecer a especificidade dos sujeitos da EJA e suas consequências para a organização curricular, para as políticas públicas no Brasil, sua trajetória e significados no mundo atual.
Nossos cursos tem materiais de apoio em cada aula. Nosso material é disponibilizado em PDF caso não tenha um leitor de PDF baixe gratuitamente no link abaixo: Clique aqui
HADDAD. Sergio. DI PIERRO. Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. N° 14, mai./ ago., 2000.p. 108-150. O texto oferece uma rápida visão panorâmica do tema ao longo dos cinco séculos da história posteriores à chegada dos portugueses às terras brasileiras, mas detém o olhar sobretudo na segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram a identidade e feições próprias, a partir das quais é possível e necessário pensar seu desenvolvimento futuro. Disponível em: Clique aqui
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. 15° ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989. O método de Paulo Freire era baseado em uma forma simples de ensino onde inseria elementos e situações do próprio convívio dos alfabetizados, tendo êxito nesse método em pouco tempo os trabalhadores conseguiam ser inseridos no mundo da leitura quanto na leitura de mundo. Disponível em: Clique aqui
PELANDRÉ, Nilcea Lemos. Efeitos a longo prazo do método de alfabetização de Paulo Freire. Florianópolis, 1998. Vol. I e II e p. 26- 52 Tese (Doutorado em Letras/Linguísticas) – Curso de Pós Graduação em Letras/ Linguísticas, Universidade Federal de Santa Catarina. Essa tese de doutorado trata da verificação dos efeitos a longo prazo do método de alfabetização de Paulo Freire. A experiência transcorreu em um período de 40 horas e, a partir dela, a teoria freireana tornou-se conhecida internacionalmente, embora, no Brasil, a época, tenha sido encoberta por razões politico-ideológica. Disponível em: Clique aqui
O que é a EJA - Educação de Jovens e Adultos? Anamaria Nascimento entrevista Bruno Oliveira, Chefe de Divisão de EJA da prefeitura do Recife, para uma conversa sobre a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: Clique aqui
A História Do EJA No Brasil O resumo sobre “A HISTÓRIA DO EJA NO BRASIL” traz o surgimento do ensino de jovens e adultos, bem como, os principais marcos históricos, e legais, que tornaram o EJA uma modalidade de ensino essencial para a educação brasileira. Disponível em: Clique aqui
Entenda sobre a Educação de Jovens e Adultos A educação de jovens e adultos é de extrema importância em nosso país, portanto seu entendimento se faz necessário para você que pensa em prestar concurso público. E como sempre o Professor Everton Cardoso preparou um conteúdo de extrema qualidade só para você. Então se prepare para essa aula incrível e até a próxima. Disponível em: Clique aqui

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